O que é?
A Validação personalizada se diferencia dos outros tipos de validação na medida em que o usuário pode definir sua própria lógica de validação. Ela muito utilizada para definir máscaras de telefone, CEP, entre outras. Este recurso permite a inserção de uma fórmula que resulte em um valor lógico VERDADEIRO ou FALSO. Caso retorne VERDADEIRO será permitido a entrada do dado, caso contrário haverá a restrição do mesmo.
Nota: dentro do bloco de Validação esta é a opção mais flexível.
Exemplo
Em uma empresa, o preenchimento da planilha de despesas é feito todo o dia e alguns problemas estavam ocorrendo de maneira freqüente. Alguns funcionários preenchiam apenas a coluna Valor, ignorando a Data Compra e Data Vencimento, o que acabava prejudicando as análises futuras da empresa.
Posto isto, a empresa decidiu utilizar um recurso do Excel que fizesse com que só fosse possível inserir o valor do produto na planilha de despesas se as datas de compra e vencimento estivessem preenchidas, ambas. Para realizarmos isto, utilizaremos a Validação personalizada.
Para darmos início a aplicação deste recurso, devemos seguir os passos abaixo:
Aparecerá a janela Validação de dados;
Aparecerá a janela Validação de dados;
Na janela Validação de dados é necessário estabelecer o critério. Nesse caso o tipo de dado permitido será Personalizada;
Fórmula: =E(NÃO(ÉCÉL.VAZIA(B5));NÃO(ÉCÉL.VAZIA(D12))).
Observação: caso você queira saber exatamente a maneira como a fórmula foi feita, você deve ter domínio sobre as funções E, NÃO e ÉCEL.VAZIA
Caso seja de seu interesse, você pode mudar a messagem de entrada do alerta de erro.
Concluída a validação, quando o usuário tentar inserir dados fora dos parâmetros estabelecidos o Excel interromperá o processo com a seguinte mensagem: